segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA COM “O LIVRO MÁGICO DE BEATRIZ”


Ana Bentes Bravo é uma escritora natural de Portalegre que publicou o seu primeiro livro de literatura Infantil em 2012. Com ilustração de Rui Pereira e fotografia de Américo Simas, “O Livro Mágico de Beatriz” revisita os principais contos infantis do imaginário universal, tendo como pano de fundo um livro mágico, fronteira entre o mundo da imaginação e a realidade.
Esta experiência única, no limiar da fantasia, foi o pretexto para um conjunto de sessões de educação literária preparadas pelos professores Luís Pargana e Isabel Raposo, para os alunos de todos os anos do 1.º ciclo do ensino básico e, com a colaboração da professora Jacinta Sequeira, também para a turma do 5.º ano, do 2.º ciclo.
Joaquim Capelo e Jorge Almeida foram os prefaciadores do livro, proporcionando a abordagem com os alunos sobre a importância do prefácio numa obra literária, bem como dos seus elementos paratextuais.
As sessões decorreram nos espaços da biblioteca escolar, tanto no edifício do 1.º ciclo como no dos 2.º e 3.º ciclos e, após a leitura do conto e a sua exploração oral, foram realizadas fichas de leitura e o tema foi explorado através da expressão plástica.
De referir que “O livro Mágico de Beatriz” será uma das obras em destaque na Semana da Leitura que decorrerá no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide no final do segundo período letivo, estando a ser programado um encontro com a autora, bem como a apresentação do musical que resultou da adaptação teatral do livro, a decorrer no renovado Cine Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide.