quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Vida da Biblioteca do 1.º Ciclo


E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?


(José Saramago)
 


A maior flor do mundo
 
Foram muitas e diversificadas as atividades da biblioteca desenvolvidas nos meses de janeiro e fevereiro, com os alunos do 1.º ciclo de escolaridade.

A partir de contos como “A Formiga e a Neve”, “O Elefante Cor-de-Rosa”, “O Ponto”, “A Maior Flor do Mundo”, ou “O Mercador de Coisa Nenhuma” os alunos do 1º, 2.º 3.º e 4.º anos de escolaridade, respetivamente, tomaram contato com o imaginário literário de grandes autores portugueses, como José Saramago, Luísa Ducla Soares, António Torrado ou Luísa Dacosta e deram asas à sua própria imaginação.

A exploração destes contos, com o debate de ideias e a elaboração de fichas literárias, permitiu momentos enriquecedores e propiciadores do desenvolvimento de competências de leitura e escrita, mas também da interpretação do mundo que nos rodeia.

A reinvenção das histórias através de atividades de expressão plástica foi mais uma experiência enriquecedora e impulsora da imaginação dos alunos que compreenderam, assim, que “é possível fazer coisas muito maiores do que o nosso tamanho”.

Os professores Ana Lopes e Luís Pargana, com os professores Jacinta Pereira, Filomena Bruno, Paula Graça, Amândio Valente e Isabel Silva