quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Vida da Biblioteca do 1.º Ciclo


E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?


(José Saramago)
 


A maior flor do mundo
 
Foram muitas e diversificadas as atividades da biblioteca desenvolvidas nos meses de janeiro e fevereiro, com os alunos do 1.º ciclo de escolaridade.

A partir de contos como “A Formiga e a Neve”, “O Elefante Cor-de-Rosa”, “O Ponto”, “A Maior Flor do Mundo”, ou “O Mercador de Coisa Nenhuma” os alunos do 1º, 2.º 3.º e 4.º anos de escolaridade, respetivamente, tomaram contato com o imaginário literário de grandes autores portugueses, como José Saramago, Luísa Ducla Soares, António Torrado ou Luísa Dacosta e deram asas à sua própria imaginação.

A exploração destes contos, com o debate de ideias e a elaboração de fichas literárias, permitiu momentos enriquecedores e propiciadores do desenvolvimento de competências de leitura e escrita, mas também da interpretação do mundo que nos rodeia.

A reinvenção das histórias através de atividades de expressão plástica foi mais uma experiência enriquecedora e impulsora da imaginação dos alunos que compreenderam, assim, que “é possível fazer coisas muito maiores do que o nosso tamanho”.

Os professores Ana Lopes e Luís Pargana, com os professores Jacinta Pereira, Filomena Bruno, Paula Graça, Amândio Valente e Isabel Silva

 
 
 




 
 



 
 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Artistas Digitais


 

No âmbito da disciplina de Apoio ao Estudo, na promoção da Literacia Digital e melhor uso dos computadores, os alunos do 3º ano de escolaridade realizaram um trabalho informático com recurso ao programa “Paint”.

A planificação interdisciplinar, entre os professores, permitiu articular conteúdos curriculares, centrados no património local, nos patrimónios pessoais e também no imaginário das crianças.

Num primeiro momento, na sua sala de aula, as crianças desenharam em suporte de papel de acordo com a temática referida e, num segundo momento, na sala de TIC, recriaram o seu desenho em computador.

Os trabalhos individuais realizados procuraram responder a dois desafios:

- representar o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide  no  Concurso  Artistas Digitais cujo tema proposto foi: “O sítio que eu mais gosto!”;

-  organizar uma exposição de trabalhos desenhados à mão e em computador no átrio da escola.

O resultado desta atividade foi muito positivo na medida em que foi visível o interesse e empenho das crianças. Os quadros que pintaram constituem a oportunidade de divulgar a iniciativa junto da comunidade escolar.

 

 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mega Sprinter


Mega Sprinter - José Tapadejo no 3º lugar

José Tapadejo no pódio

José Tapadejo e os restantes medalhados

No passado dia 20 de fevereiro, no estádio municipal de atletismo de Elvas, decorreu a fase distrital da prova Mega Sprinter. A nossa comitiva, 19 alunos, participou de forma empenhada e esforçada, dignificando a escola e o município.

Destacaram-se pela positiva os alunos que conseguiram o apuramento para a final no sprint (40m). A aluna Vânia Fernandes, numa demonstração de vontade e esforço participou na final, após ter caído na meia final e se ter magoado nos joelhos.
O aluno José Tapadejo surpreendeu com a conquista do 3º lugar.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os pinguins do 1.º ano A


Chove em Castelo de Vide. Os dias estão frios e ventosos. Ainda não neva mas o frio do inverno até faz lembrar o Pólo Norte.

Foi esta a inspiração para o trabalho de expressão plástica realizado pelos alunos do 1.º A, na área curricular de expressão plástica.

Os alunos começaram por pintar a paisagem, numa aguada de aguarelas que representa na perfeição os glaciares brancos e azulados das paisagens do Pólo Norte que os alunos ficaram a conhecer, verdadeiramente, no filme “A Marcha dos Pinguins”.

Depois foi necessário habitar a paisagem, com simpáticos pinguins, desenhados em cartolina e que, depois de recortados, foram colados nas folhas coloridas.

Ficaram muito bonitos, os trabalhos, e agora estão em exposição na lareira da sala de aula, como que à espera do calor que há de chegar com a primavera.  

Professores: Jacinta Pereira, Luís Pargana, Augusto Rainho

Afonso Vieira

Ana Catarina


Ana Lisenko

Carolina Batista


Carolina Santos

Davide Anjo

Filipe Fernandes

Francisco Carvalho

Guilherme Caldeira

Jade Pereira

João Lourenço

José António

Madalena Cardoso

Margarida Soldado

Maria Luís

Samuel Barbosa

Tiago  Fernandes

Tomás Cabeças

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


    "Missão País"   

No âmbito do projeto “Missão País “, cerca de 30 jovens universitários católicos deram mais vida a Castelo de Vide, na semana de 03 a 09 de fevereiro.
As áreas de atuação visavam quebrar a rotina e partilhar conhecimentos.
O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, as instituições de solidariedade social e porta a porta foram o alvo de partilhas entre a comunidade e os jovens missionários.
“A VILA” foi uma peça de teatro apresentada à comunidade, como forma encontrada para se despedirem…mas com a promessa de voltarem brevemente!
 
Cá os esperamos.
Cinda
 
 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

 
 
 
Claro/Escuro
 
 
Os alunos do 8.º ano de escolaridade executaram trabalhos subordinados ao tema Claro/Escuro, nas aulas da disciplina de Educação Visual. Pretendeu-se com estes trabalhos dar seguimento às metas curriculares da disciplina e atingir os objetivos a elas inerentes.
Aqui fica o testemunho de alguns dos trabalhos realizados e a identificação dos respetivos autores.
 
Augusto Rainho

 
Arlindo Ricardo - 8.ºA

Bruno Cerejo - 8.ºA




Filipa Barroqueiro - 8.ºA


Helena Morais - 8.ºA
Laura Palmeiro - 8.ºA
Leonor Vermelho - 8.ºA
Maria Costa - 8.ºA
Andreia Botelheiro - 8.º B
Filipa Soares - 8.º B
João Silva - 8.º B
Laura Preciado - 8.º B
Madalena Carvalho - 8.º B
Rui Vitorino - 8.ºA