sexta-feira, 1 de junho de 2018

Projeto “ATE - Arte, Tempo e Espaço”



Projeto “ATE - Arte, Tempo e Espaço”
Texto de apoio à exposição de trabalhos

Os estudos a grafite realizados nas aulas de rua - Judiaria de Castelo de Vide e Burgo Medieval - desenvolvidos na sala de aula, as obras finais e o filme aqui expostos documentam todo o trabalho realizado no âmbito do Projeto "ATE - Arte, Tempo e Espaço" cuja memória descritiva e respetivo orçamento foram aprovados em reunião de Conselho Pedagógico.
As turmas intervenientes foram as do 9.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico num total de 23 alunos.
Nas aulas de rua realizadas nos últimos meses de setembro e outubro, o sol iluminou as folhas de desenho suportadas por pranchetas de madeira pelos alunos. Com o som da água corrente da Fonte da Vila em fundo, os lápis de grafite passearam linhas pelas folhas brancas onde nasceram os primeiros registos gráficos de observação do real: Ogivas, janelas, postigos, guaritas, ferros forjados e tudo o que despertasse interesse no ambiente que abraçavam com olhares hesitantes e cheios de cumplicidade.
Entender a arquitetura, o modo de a viver e preservar, ver, analisar e perceber o espaço e a sua memória estavam na raiz do trabalho que era preciso desenvolver para a criação do painel constituído por 29 hexágonos nascidos de círculos com 46 cm de diâmetro.
Na sala de aula desenvolveram-se os registos gráficos feitos nas aulas de exterior. Criaram-se novas composições gráficas com utilização de movimento, rotação, sobreposição, translação, forma, fundo e linha de contorno. Os estudos de forma e cor antecederam a utilização de tintas acrílicas sobre mdf e o recorte das obras criadas e contidas em cada hexágono.  
A forma modular hexagonal surge do conceito de colmeia implícita na interajuda entre alunos e na filosofia operativa do projeto.
Pretendeu-se que o resultado final fosse uma obra global do 9.ºano de escolaridade, assente nas metas e conteúdos curriculares da disciplina de Educação Visual em transversalidade com a disciplina de Oferta Complementar e o Projeto Educativo do Agrupamento.
As deslocações entre a Escola Garcia d'Orta e a Judiaria ou Burgo Medieval foram sempre momentos altos de convívio informal e de relação estreita e real com todo o património edificado que nos ia emoldurando e questionando o olhar.
Registei, muitas vezes com satisfação, a inclusão de todos os alunos com naturalidade e espontaneidade nas mais diversas solicitações que um projeto desta índole deve reunir. Tarefas básicas como varrer a sala, lavar pincéis, limpar os estiradores e outras tão óbvias na sua essência mas que nem sempre são executadas com a pro-atividade desejável e necessária.
O trabalho final foi organizado gráfica e formalmente pelos alunos e fotografado para posterior aplicação, em espaço escolhido pela Direção do Agrupamento, depois das previstas obras de requalificação do edifício da Escola Garcia d'Orta.
Todo o trabalho/projeto teve sempre o apoio inequívoco da Direção do Agrupamento e dos funcionários solicitados.

Disciplina de Educação Visual - 3.º Ciclo
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide
                                                                                                                                                  Ano letivo 2017/18

Augusto Rainho
Maio/junho - 2018